Image Map

27/02/2018

Visita ao recém nascido , você é contra ou a favor?

27/02/2018
Olá amoras tudo bem? Espero que sim!

Essa semana houve um debate no grupo , sobre as visitas aos recém nascidos e isso gerou uma grande divisão, onde umas apoiam e outras não.
E eu entendo bem ambos os lados. Pois já visitei e também tive visitas. Tanto na maternidade quanto em casa.
Mas de uns tempos pra cá andei pesquisando sobre o assunto e isso me fez enxergar a visita ao recém nascido com outros olhos.
É muito bom quando se tem um bebê e você se sente amada e cheia de pessoas que se importam com você não é mesmo? 
Parece que as pessoas que foram nos visitar estarão sempre do nosso lado, nos passam conforto e cuidado.
Mas na maioria das vezes não é isso que acontece. As visitas praticamente diminuem em quase 100% e as vezes nem uma ligação perguntando se está bem ou  se precisa de algo você recebe.
Daí bate aquela angústia, que muitas vezes nos pega pensando,Onde está aquela amiga? Ou parente? .
Muita gente se engana, achando que essas visitas serão pra vida toda. A magia do bebê novo passa, logo vem a solidão.
Tô dizendo isso porque foi o que muitas disseram lá no debate, e é a realidade de muitas recém mamãe.

Mas aí entra o outro lado da história, o lado da segurança do seu bebê.
Seu bebê acabou de vir ao mundo, frágil e sucetivo a qualquer contaminação,pois seu sistema imunológico ainda está se formando e os três primeiros meses são os mais delicados.
Muita das vezes alguém ao vir visitar o bebê ,vem direto do serviço, e com o bebê tao fragil é perigoso.
Às vezes nas visitas as amigas levam seus filhos, que querendo ou não acabam querendo pegar no bebê, e todas nós sabemos que criança pega primeiro na boquinha dos bebês, parece até premeditado. E você não vai falar pra sua amiga, vem me visitar,mas não traga suas crianças ne?! 
Em casa acontece as mesmas coisas. As vezes a visita chega e não fala que está gripada, ou então não sabe que está com alguma virose, visita o bêbe e dias depois descobre, aí talvez seu bebê já tenha pêgo algo. 
O primeiro mês do bebê é o mais delicado de todos. 
Hoje em dia com tanto acesso a internet, acho desnecessário ir visitar um recém nascido. A mãe pode fazer vídeos chamadas, fotos, publicação de status e por aí vai.
É tao importante que a mãe tenha esse momento só pra ela, pra poder descansar e não ter que ficar dando atenção a visitas. 
Tem gente que quando vai visitar quer ficar pro almoço, café da tarde e até janta. 
Imagina o incômodo que não é?
Pois quando ganhamos bebê, ficamos exaustas, temos dores, necessidades fisiológicas, que muitas das vezes segurarmos por não se sentir a vontade de ir fazer,por ter visitas em casa.
Sei de gente que segurou tanto, que passou mal. Então gente, isso é questão de simancol sim!
O bebê não vai virar adulto de uma hora pra outra, respeite o tempo mãe e filho.
Agora se você está indo para oferecer a sua ajuda a recém mamãe é outra coisa, pois é muito difícil aquela pessoa que vem pra ajudar. 
Muita das vezes as visitas vão somente pra bisbilhotar com quem a criança parece e nada mais.
Todo mundo sabe que em mão de criança não se pega, e adivinha onde eles pegam primeiro?
Então acho muito válido vocês perguntarem a recém mãe se ela quer receber visitas agora ou após o bebê pegar mais imunidade.
E a recém mãe também pode deixar de aviso já, caso não queira visitas ao seu recém nascido. Isso não a fará fresca .
Sei que muita gente vai me criticar por causa disso, mas é a minha opinião, meu ponto de vista sobre algo que até pouco tempo eu via com outros olhos.
Claro que não sou nenhuma neurótica, tenho uma amiga que está gravidinha, e se ela insistir que eu vá vê o bebê, eu irei, pois sei que isso é importante para ela, mas sei que devo ter cuidados ao visita Los, e isso inclui deixar minhas crianças em casa, pois sei que vao querer pegar e beijar a nova criança que virá ao mundo. 
São pequenos cuidados que fazem a diferença.
Tem gente que fala, onde meus filhos não podem ir eu nao irei, mas temos que ter bom senso né amigas?
No mais espero que esse POST venha a calhar para alguém.

Bjinhos Faty

5 comentários:

  1. Simplesmente adorei o post! Eu particularmente não gosto muito da ideia de visitas a um recém nascido. Como voce mesma disse muita bem, as pessoas acabam indo visitar só mesmo pela euforia da novidade. Por que não esperar o bebê crescer um pouquinho? Só vai ser uma novidade um pouco mais preparada para vistas. Além de toda a questão da saúde do bebê que voce falou super bem, acho que esse é um momento dos pais, que além de aproveitar o momento vão estar cansados demais para receber visitinhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que dependa de cada maezinha! E claro que devemos ir com o maior cuidado. Visitas rápidas, fazer a antissepsia das maos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu post. Pessoalmente não tenho nada contra á visitas à recém nascidos, mas lendo seu post é um caso a se pensar.

    ResponderExcluir
  4. Acho que na maternidade deveriam ir apenas familiares mais proximos e visitas em casa do depois de 40 dias. Periodo delicado e de apataçao para toda a familia para ainda ter que fazer sala e receber visitas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tud bem?
    Vou responder a sua pergunta, sou super contra a visita na maternidade e em casa á não ser pelos avós de ambas as partes.
    Não tenho filhos, mais sei que nos primeiros dias e até mesmo na maternidade a mãe está com dores por causa do parto e isso de ficar agradando as pessoas quando se está com dor não é fácil e muitas visitas não vem para ajudar e sim para atrapalhar e dar palpite em coisas que os pais não pediram.

    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário